Por Jéssica Cipriano

Depois de uma longa temporada com o long bob e fios médios protagonizando as tendências de beleza, começamos a perceber o ressurgimento do cabelão. Os fios mais longos  que que foram a sensação dos anos 80 estão, definitivamente, de volta. E se por aí, você passou a tesoura e curtiu muito seu long bob e agora bateu aquela vontade desfilar o cabelo à la Yasmin Brunet, não se preocupe! Porque como diz o ditado: cabelo cresce (ufa!). Mas é sempre bom dar um empurrãozinho, né? Por isso, conversamos com nosso diretor criativo, Marcos Proença, e ele contou pra gente 4 dicas maravilhosas para quem quer arrasar no cabelo comprido. Confira:

Leia também: 5 mitos e verdades sobre cabelos

1- Alimentação

Mais uma da série “você é o que come”. Para que o cabelo cresça, ele precisa estar, acima de tudo, saudável. E pra isso, é fundamental uma alimentação balanceada e rica em proteínas. “As proteínas – que podem ser encontradas em alimentos como ovos, carnes e peixes – ajudam na formação do cabelo e, consequentemente, em seu crescimento” aponta o cabeleireiro. Outras fontes de nutrientes como ferro, zinco, vitaminas A e B também são importantes para o cabelo crescer saudável e com brilho. Ah, e não se esqueça: procure sempre uma nutricionista!

2- Massagear o couro cabeludo

“Antigamente, as pessoas falavam que era bom escovar os fios por pelo menos 100 vezes, mas com a loucura e a rotina corrida do dia a dia, não dá para ficar contando as escovadas no cabelo, né?” Bem lembrado, Pro! Por isso, o mestre dos cabelos recomenda massagear o couro cabeludo, enquanto você estiver no banho por exemplo, na aplicação do shampoo. “Você estimula o couro cabeludo e ainda fica relaxa”, conclui Proença. Adoramos!

3- Evite produtos a base de silicone

Essa é novidade… valeu pela dica Pro! O cabeleireiro destaca que o silicone pode obstruir os folículos capilares e então o cabelo nasce com menos saúde e vigor. “Imaginem só os folículos todos tampadinhos e o cabelo quer nascer e não consegue completamente, então tem que ter essa flora do couro cabeludo limpa”. Mais uma dica importante para anotar aí!

4- Rotina de hidratação

O segredo de  tudo: hidratação! Proença explica que o cabelo quando chega ao fim do fio, tende a ficar mais poroso, com pontas duplas e a hidratação e nutrição é o que vai manter esse cabelo saudável. “Se você quer um cabelo gigante, tem que tratar muito!” Já podem começar o cronograma de hidratação.