Que atire a primeira pedra quem nunca ficou em dúvida sobre cabelos. São tantas as informações sobre os fios que, às vezes, fica difícil mesmo saber o que são fatos verídicos e o que são crenças e mitos. Por isso, batemos um papo com nosso diretor criativo e expert em cabelos, Marcos Proença que esclareceu algumas dessas dúvidas! Curiosa? Então confira abaixo:

Leia também: Tendência de corte de cabelo feminino: 7 opções do clássico ao moderno

1 – Faz mal lavar o cabelo todos os dias?

MITO! Lavar o cabelo todos os dias não faz nenhum mal aos fios ou ao couro cabeludo. O problema está nos procedimentos depois de lavar o cabelo como o secador e prancha. Seguindo nessa lógica, quanto mais você lava o cabelo e, logo depois, ativa o secador, pode acontecer uma agressão térmica.

2 – Dormir com o cabelo molhado faz mal?

VERDADE! Quando dormimos com o cabelo molhado, a umidade pode gerar uma espécie de fungos no couro cabeludo. É por isso que os médicos dermatologistas indicam lavar o cabelo e secar ou, então, lavar no início do dia para não ter que lavar à noite.

3 – Cortar as pontinhas fortalece o cabelo?

MITO! É apenas uma crença a ideia de que cortar as pontinhas do cabelo fortalece os fios. Isso pode surgir pelo processo natural de cortar as pontas – muitas vezes ressecadas e quebradiças – e logo o cabelo adquirir a aparência de mais saudável.

Entenda: os nutrientes estão presentes na raiz do cabelo e quando ele não é cortado, esses nutrientes não conseguem percorrer até a ponta dos fios, enfraquecendo as pontas.

Quer acelerar o crescimento? Então leia: 6 dicas para o cabelo crescer mais rápido: hábitos que você deve mudar

4- Água fria dá mais brilho ao cabelo?

VERDADE! A água quente abre as cutículas dos fios e então o cabelo fica mais poroso. Com as cutículas fechadas – caso da água mais fria – o cabelo fica com mais brilho. Vale lembrar que a porosidade dos fios não é causada só pela água quente mas também por outros fatores como: agressão térmica externa (secador, chapinha, babyliss), química etc.

5 – O cabelo se acostuma com o xampu?

VERDADE! Os xampus têm especialidades e objetivos diversos: alguns com queratina para fortalecer o fio, outros com proteínas ou função hidratante. Depois que o cabelo é suprido da necessidade que tinha, os componentes específicos do xampu acabando se tornando excessivos. Então é bom que o xampu seja trocado sempre.

Agora que algumas dúvidas foram esclarecidas, já pode dar adeus a algumas crenças e ficar de olho no cuidado diário com os cabelos.