Com a chegada da estação mais quente do ano, manter os cabelos comportados e soltos não é uma tarefa fácil. Afinal, as madeixas grudam na pele suada, os fios ficam ressecados e a franja deixa a testa mais oleosa que o normal. Diante disso, a melhor maneira de driblar as altas temperaturas é apostando em penteados para o verão.

Eles ajudam a manter os cabelos mais comportados e permitem inovar no visual, além de serem práticos e versáteis, sendo possível utilizá-los em diversas ocasiões. Há vários tipos de penteados — entre eles, estão opções que deixam à mostra o pescoço e a nuca, além de semipresos, tranças etc.

Quer aprender a fazer penteados que combinam com a estação? Então, acompanhe o post!

1. Half bun

O half bun é um penteado semipreso muito prático e simples de ser feito. Além disso, combina com todos os tipos e cortes de cabelo: curto, médio e longo. Para fazer esse penteado, basta que você separe uma mecha grande do topo da cabeça e leve-a para trás, como se fosse fazer um coque. Em seguida, faça um nó e prenda-o com um elástico, deixando o resto dos fios soltos.

Uma dica para mulheres que têm cabelos finos é desfiar um pouco a mecha que vai ficar no topo da cabeça. Você deve desfiar os fios antes de prender. Dessa forma, o seu cabelo ficará com mais volume, e o penteado, mais bonito. Lembrando que ele pode ser utilizado tanto para festas quanto para passeios com a família e amigos.

2. Semipreso

Para as mulheres que não gostam muito de penteados presos e querem valorizar o comprimento dos cabelos, o ideal é apostar no penteado semipreso. Ele garante leveza ao visual e evita que os fios fiquem no rosto. Para fazer esse penteado, é preciso que os fios estejam bem desembaraçados. Em seguida, você deve prender as mechas da parte superior da cabeça para trás com elásticos ou presilhas, e está pronto!

Esse penteado é versátil, portanto, pode ser usado em todas as ocasiões. Caso queira deixá-lo mais sofisticado, faça um topete com o auxílio de um pente fino e um fixador.

3. Rabo de cavalo com raiz molhada

Quando o assunto é manter os cabelos presos, o primeiro penteado que vem à mente é um rabo de cavalo, não é mesmo? Acontece que o penteado pode ganhar um toque diferente na estação mais quente do ano.

Para isso, basta fazer um rabo de cavalo na altura da nuca, mantendo os fios bem alinhados e, após, aplicar o gel de cabelo na raiz para dar o efeito molhado. Você pode utilizar esse penteado em eventos mais formais e em festas sofisticadas.

4. Coque alto

O coque alto é um penteado atemporal e sem muita complexidade. Ele pode ser utilizado tanto no dia a dia quanto em eventos formais. Para o cotidiano, o ideal é fazer uma versão mais despojada, com alguns fios soltos na lateral e a raiz mais frouxa. Já para eventos formais, é indicado fazer o clássico.

Para isso, é preciso fazer uma escova de volume e prender os fios em um rabo de cavalo bem alto. Após, você deve pegar o rabo de cavalo e enrolar em volta do elástico. Se for necessário, utilize grampos para fixar os cabelos, e não se esqueça de aplicar o spray fixador para manter os fios no lugar.

5. Trança dupla

As tranças são clássicas e dão um charme a mais às produções. Para fazer um penteado para o verão, aposte nas tranças duplas. Para fazê-lo, é preciso dividir o cabelo e fazer uma trança em cada lado. Esse penteado é indicado para ambientes informais, pois deixa o visual mais descontraído. Uma dica é utilizar acessórios para deixá-lo ainda mais bonito.

Se você quer ir à academia ou praticar exercícios físicos, utilize a trança dupla para fazer um novo penteado, como a trança boxeadora. O primeiro passo para esse penteado é dividir o cabelo ao meio, na direção do centro do nariz. Após, você deve separar as mechas da franja e começar a trançar o cabelo.

Em seguida, pegue os fios da lateral para o centro do trançado para embutir na trança. Depois, é só prender o penteado com um elástico e fazer o mesmo do outro lado.

6. Trança embutida lateral

Penteado muito charmoso, a trança embutida lateral pode ser usada em qualquer ocasião. Para fazer esse penteado, é preciso escolher o lado em que será feita a trança. Em seguida, você deve pegar três mechas na parte superior da cabeça e começar a trançá-las, alternando, então, a posição dos fios.

Depois, pegue as mechas mais próximas da divisão que foi feita, trazendo os fios para o lado que você escolheu. Continue até finalizar a trança. Utilize elásticos de silicone para prender o penteado e, caso queira, aplique um spray fixador.

7. Ondas naturais

Não há como pensar em praia e verão sem se lembrar dos cabelos ondulados, não é? Para quem quer esse efeito, mas não tem cabelo ondulado, basta aplicar um mousse nos cabelos úmidos e utilizar o secador na temperatura fria enquanto amassa as madeixas. Após, é só aplicar um spray para o efeito durar mais.

Uma alternativa é utilizar o babyliss para conseguir as ondas e deixar o visual com a cara do verão. Esse penteado pode ser utilizado no dia a dia, porém, é mais indicado para a noite, para aproveitar a brisa.

Criar penteados para o verão é mais fácil do que parece, não é mesmo? Todos que foram mencionados são práticos e fáceis de fazer. Se você quer dar um up ao visual, aposte nos penteados que ensinamos neste artigo. No entanto, lembre-se também de cuidar da saúde dos fios, afinal, de nada adianta fazer um penteado bonito se o seu cabelo estiver ressecado e opaco.

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quer saber como cuidar diariamente das madeixas e garantir a saúde dos fios, confira também o nosso post com 9 dicas para cuidar dos cabelos no verão!