Quais os melhores alimentos para o cabelo

Se você gosta de investir em bons cremes e tratamentos para o cabelo, saiba que, sem uma alimentação equilibrada, ele continuará crescendo fraco e sem vida. Isso acontece porque a alimentação tem relação direta com a saúde e a beleza dos fios, pois ela fornece todos os nutrientes necessários para seu crescimento.

Mas, afinal de contas, quais os melhores alimentos para o cabelo?

Como eles podem trazer melhorias aos fios?

Essas e outras dúvidas a gente esclarece para você!

Neste post, você encontrará informações sobre os benefícios dos alimentos que fazem bem para o cabelo, quais alimentos que fortalecem os cabelos e evitam a queda, de que forma eles contribuem para que os fios cresçam mais rápido e mais fortes e bonitos, e quais são os alimentos que devemos evitar.

Acompanhe!

Quais os melhores alimentos para o cabelo?

Engana-se quem pensa que ter uma alimentação balanceada faz bem só para a saúde do corpo. A escolha dos alimentos que você consome diariamente interfere também na saúde e beleza da pele, das unhas e dos cabelos. Por isso, fique de olho no que você coloca no seu prato!

Além da água, os fios precisam de vitaminas e minerais para crescerem fortes e saudáveis. Se uma pessoa não consome a quantidade adequada desses nutrientes, os cabelos crescem mais fracos, sem brilho e podem apresentar queda por falta de algumas vitaminas.

A seguir, saberemos quais os melhores alimentos para o cabelo e quais vitaminas e nutrientes são indispensáveis para a manutenção da boa saúde dos fios.

Carnes

As carnes têm muita proteína, que é um aminoácido essencial para a estrutura do fio, e é considerado o componente básico do cabelo. Sem ela, os fios tendem a ficar mais ralos e quebradiços. Por isso, o ítem está entre os alimentos que fortalecem os cabelos e evitam a queda.

Além das carnes, as proteínas também são facilmente encontradas em outros alimentos de origem animal, como o leite e derivados.

É possível também encontrá-la em vegetais, como o feijão, o grão-de-bico, a lentilha, a soja, entre outros.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante capaz de proteger as células do envelhecimento e dos radicais livres.

Além disso, ela também é um alimento que faz bem para o cabelo e  atua diretamente na produção de colágeno, que aumenta a resistência dos fios.

A vitamina C é encontrada também na laranja, na acerola, no limão, no caju, na goiaba etc.

Espinafre

O espinafre está entre os alimentos que contribuem para o crescimento do cabelo. É uma iguaria riquíssima em nutrientes diversos — ômega 3, vitaminas e minerais — indispensáveis à saúde dos cabelos.

Não só o espinafre, mas todos os vegetais de folhas verde-escuras têm vitaminas do complexo B, que aumentam os níveis de ferro.

Muitas pessoas que apresentam queda de cabelo acentuada, devido à deficiência nutricional, têm carência de ferro no organismo.

Cenoura

A cenoura apresenta vitamina A, que tem papel importante para a saúde dos cabelos, pois evita a degeneração das células do bulbo capilar e melhora a elasticidade dos fios.

Além disso, a cenoura apresenta betacaroteno, um antioxidante que atua também na manutenção do pigmento natural que dá cor aos fios.

Outros alimentos bons para o cabelo: a abóbora, o mamão, a manga etc.

Salmão

O salmão, além de ser fonte de proteína, também tem ômega 3, um poderoso ácido graxo que ajuda a proteger o couro cabeludo de processos inflamatórios.

Além disso, ele contribui para a melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo e, consequentemente, para a chegada dos nutrientes no bulbo capilar.

Nosso corpo não consegue produzir ômega 3, portanto, toda a fonte natural desse ácido graxo decorre da ingestão desses nutrientes, por meio de alimentos que fazem bem para o cabelo.

Aveia

A aveia contém zinco, mineral que auxilia na estruturação da queratina dos fios e favorece seu crescimento.

O zinco também atua no metabolismo de regeneração celular, o que ajuda a manter os cabelos com aspecto saudável e com mais viço. Por isso a aveia faz parte da lista de alimentos que dão brilho ao cabelo.

A aveia também contém outros minerais e vitaminas do complexo B, sendo, assim, um alimento bastante benéfico à saúde.

Iogurte

O iogurte é muito rico em cálcio, proteínas e vitaminas. O cálcio não fortalece apenas os ossos, ele também deixa os cabelos mais encorpados e resistentes.

Além do mais, o iogurte tem, em sua composição, o ácido pantotênico, que atua no combate do enfraquecimento dos fios e da queda de cabelo.

Uma seleção de quais os melhores alimentos para o cabelo, não poderia deixar de fora os iogurtes.

Banana

A banana contém muito magnésio, mineral que forma uma espécie de película protetora nos fios.

Dessa forma, o magnésio ajuda a prevenir danos, como a quebra e o ressecamento, e deixa os fios menos frágeis, restaurando sua elasticidade natural.

Outros alimentos que contribuem para o crescimento do cabelo, que contêm magnésio: uva, abacate, amendoim, entre outros.

Castanha-de-caju

A castanha-de-caju é fonte de muitas vitaminas e minerais para queda de cabelo e, entre eles, está a biotina, conhecida como vitamina H.

Além de ela ser um nutriente capaz de prevenir a queda de cabelo, ela atua também na manutenção da hidratação dos fios e da pele.

A falta dessa vitamina pode causar queda acentuada dos fios, descamação do couro cabeludo e da pele. A biotina também é encontrada no ovo, na avelã, na amêndoa, nas nozes etc. Por isso tudo, faz parte dessa lista que responde a pergunta: quais os melhores alimentos para o cabelo? 

Água

Nunca é demais lembrar que, além de uma alimentação saudável e balanceada, é fundamental beber muita água ao londo do dia.

Sem a ingestão adequada de água, não só o corpo, mas também os cabelos sofrerão com a falta de hidratação. Por isso, não adianta cuidar apenas da hidratação externa dos fios, com máscaras e finalizadores, e não beber água de forma adequada.

Quais são os alimentos que devemos evitar?

Assim como existem os alimentos que fazem bem para o cabelo, há também aqueles de que precisamos evitar o consumo em excesso, pois podem prejudicar o crescimento e causar alguns danos, como opacidade, perda da força e do volume dos fios.

De uma forma geral, os alimentos que devem ser consumidos com moderação fazem mal para a saúde em todos os aspectos, não apenas para o cabelo. Nesse sentido, é recomendável evitar:

  • os carboidratos refinados;
  • os alimentos processados;
  • os refrigerantes;
  • o açúcar;
  • as gorduras saturadas etc.

Por fim, a gente sabe que, na correria do dia a dia, nem sempre é possível se alimentar da melhor maneira, mas não deixe que isso vire um hábito.

Busque estar sempre de olho em quais os melhores alimentos para o cabelo. E agora que você já conhece os alimentos que contribuem para o crescimento do cabelo, para seu brilho e saúde, já tem um incentivo a mais para cuidar bem da sua alimentação.

E aí, gostou do nosso post sobre alimentos para o cabelo? Caso queira mais informações ou tenha restado alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários que estaremos à disposição!

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