Brook Preloader

5 redes sociais para divulgar o seu trabalho

5 redes sociais para divulgar o seu trabalho

Nos últimos dez anos, as redes sociais ganharam tamanho e relevância, a ponto de serem responsáveis por relacionamentos e interações sociais, até se tornarem gigantes como ferramenta, também, de trabalho.

Em pleno ano de 2020, diante de uma pandemia que mexeu, diretamente, com as relações interpessoais, as redes sociais tomaram proporções ainda maiores – pode acreditar – e foram além da conexão entre pessoas.

Através das redes sociais, o caminho da informação, consumo e aprendizado foi além. Apesar dessas redes já protagonizarem hábitos de consumo, por exemplo, com a mudança forçada, causada neste ano, concretizou essa tendência.

Com os seus perfis em redes sociais, prestadores de serviços conseguem divulgar o seu negócio ou trabalho, aumentam sua capacidade de renda e se conectam com consumidores e potenciais clientes, assim, em um clique.

Com conteúdos claros e diretos, as redes sociais se tornam a chave para sucesso profissional. Por isso, listamos 5 redes sociais super importantes para divulgação de trabalho e interação com o público. Vale a pena conferir:

Instagram

O carro chefe do instagram é o compartilhamento de imagens. Em algumas áreas como moda e beleza, por exemplo, comunicar o trabalho, através das imagens, é fundamental para gerar interesse e desejo do público.

Fonte: Shutterstock

Mas para que essa estratégia de divulgação e compartilhamento de imagens funcione no instagram, é necessário ter atenção e cuidado com a qualidade dessas imagens e a forma que são compartilhadas.

Os posts com fotos devem estar, sempre, com boa qualidade – ângulo ajustado, luminosidade e sombra equilibradas, foco etc. – e, além disso, precisam ser acompanhados de legendas claras e hashtags que podem garantir maior visibilidade, dentro do instagram.

Além das fotos, também é possível compartilhar vídeos – que é tem bastante alcance de público – e é uma alternativa prática e divertida de prender a atenção do público, neste caso, seguidores.

Facebook

Fonte: Shutterstock

O facebook é uma das redes sociais mais conhecidas e lidera, no número de usuários ativos. Os números do final do ano passado apontam em torno de 2,6 bilhões de usuários ativos no facebook, em todo o mundo, e aproximadamente 130 milhões, no Brasil. Nosso país é o 3º em números de usuários na plataforma.

No ‘face’ – abreviação e nome carinhoso dado pelos brasileiros à rede social, é possível compartilhar diferentes tipos de publicações: textos, imagens, vídeos, eventos. O facebook, desde a sua criação, segue sendo uma ferramenta eficaz em relação entre as pessoas e divulgação de conteúdos relevantes.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, que funciona como um quadro de inspirações onde as pessoas podem compartilhar imagens sobre infinitos temas.

Fonte: Pinterest Brasil

O Pinterest, como catálogo mundial de imagens e ideais é uma ótima oportunidade para a divulgação de trabalhos. Dentro do site, dá para salvar imagens – chamadas de pins – e até mesmo criar pastas no seu perfil, todas separadas por temas.

Também é possível salvar fotos de inspirações e até mesmo de trabalhos pessoais, que funcionam como portfólio. Isso é super importante e ajuda muito na hora de auxiliar a cliente na escolha de uma maquiagem, por exemplo.

Youtube

Fonte: Shutterstock

O Youtube aparece como a maior rede de compartilhamentos de vídeo e já é um velho conhecido nosso. Segundo o próprio Youtube, o portal tem um alcance global de mais de bilhões de usuários ao mês.

No site, existe uma infinidade de vídeos, com assuntos e abordagens variadas. Nos últimos anos, o youtube se consolidou como uma alternativa vantajosa para o compartilhamento de vídeos de beleza, como tutoriais de maquiagem e unhas e rotinas de skincare, por exemplo.

Para ter um canal na plataforma é super simples: basta se inscrever, criar um cronograma de conteúdo, gravar e compartilhar.

Leia mais: 6 canais do youtube para se manter ativo nesta quarentena

TikTok

Fonte: Shutterstock

A febre da internet, neste ano de 2020, principalmente entre os jovens, o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos, com opções divertidas de áudios para dublagens, danças virais e desafios.

O que é interesse no TikTok é que, diferentemente do instagram, em sua tela inicial não aparecem apenas os vídeos de perfis que você segue, mas vídeos que podem ser relevantes pra você. E esse é um ponto positivo no alcance do app. Os vídeos alcançam bons números de visualizações em pouco tempo.

A ideia de levar o ‘trabalho’ para o app é que a produção de conteúdos divertidos, em vídeo, pode te dar insumos e púbico para alcançar objetivos mais concretos. É possível, por exemplo, levar um usuário e seguidor do TikTok para outra plataforma, em que a comunicação seja mais fácil e objetiva.

É importante lembrar que, em todas as 5 redes sociais acima, a interação entre usuário e o público é bastante fácil, através de mensagens diretas ou comentários em publicações.

Dica especial: aproveite essas redes e faça o compartilhamento e otimização do seu conteúdo entre elas. Por exemplo, o seu post ou story do instagram, também pode estar no facebook.