Brook Preloader

Confira 3 dicas sobre organização semanal

Confira 3 dicas sobre organização semanal

Todo mundo quer ser mais produtivo, não pense que você está sozinho nessa missão. Atualmente, devido a alta demanda, pressão e cobrança por desempenho, as pessoas estão, cada vez mais, buscando por produtividade, seja na vida pessoal ou profissional. 

A produtividade está diretamente ligada à organização semanal e há recursos para você utilizar isso a seu favor. É fato que organização e produtividade andam juntas, porque uma acaba influenciando a outra.

Quando você assume a organização como responsabilidade pessoal consegue produzir mais e com qualidade, porque não adianta apenas produzir. A qualidade do seu trabalho também importa. Quanto mais produtivo você se torna, mais organizado você fica, porque ninguém produz em meio a bagunça, não é mesmo?!

Cuidado com os extremos, principalmente no início da busca pela produtividade. Por isso, é importante estabelecer prioridades. Liste suas necessidades, demandas, compromissos e prazos assim que o dia começa. E, a partir disso, se questione: o que é realmente uma urgência? Quanto tempo demora aquele compromisso ou atividade? Quais são as de maior importância. 

Dessa forma, você atinge melhor o seu resultado e consegue cumprir todas as suas demandas, sem exigir demais de você. 

Então vamos ao que interessa:  preparamos algumas dicas para você ter mais clareza da sua organização semanal, levando em conta suas prioridades, objetivos e metas, seja a curto, médio ou longo prazo. Afinal de contas, aprender como se tornar mais organizado durante a semana é o segredo para se tornar mais produtivo e dar conta do recado de executar todas as tarefas, 

Só para ter uma ideia, no Brasil, os trabalhadores do país estão entre os menos produtivos do mundo, ocupando a 50ª posição do ranking global.

Vamos tentar mudar esse cenário juntos?!

3 dicas valiosas para a sua organização semanal: 

1. Comece a organizar sua semana no Domingo: Isso mesmo, viabilize um horário do seu domingo para organizar toda a sua semana. Segundo um estudo de organização e produtividade, domingo é o dia certo para se organizar.

Anote e liste todos os seus compromissos, demandas e funções. Tenha sempre claro o tempo que você vai despender para a atividade e/ou compromissos, isso vai te ajudar a calcular e organizar melhor o seu dia, o seu tempo e sua energia. 

 

2. Escolha uma ferramenta: pode ser um planejador impresso, agenda, a Make You Pro ou planilha no computador. Não deixe somente por conta da memória.

O excelente do Make You Pro é que você pode carregá-lo para qualquer lugar, ele estará no seu celular caso você ainda queira acrescentar alguma informação ou agendar um cliente de última hora.

 

3. Defina metas, compromissos e tarefas: Tenha em mente o que você quer e o que tem para fazer. É importante que você coloque estimativas de prazos para determinadas metas, isso ajuda o seu cérebro a não deixar para depois determinada atividade. Mas seja realista, não estabeleça prazos longos demais ou curtos demais que vai atrapalhar outras atividades e funções.

Pegue leve com você. Se permita também colocar atividades de prazer, de relaxamento, que você possa ter um café com as amigas, um passeio no parque ou uma atividade ao ar livre com os filhos. Isso faz bem para você e para  estruturar seus planos caso seja necessário. 

Vem conferir mais dicas:

Leia mais: 

Organização pessoal: 4 dicas para fazer sua agenda semanal