Brook Preloader

Dicas para te ajudar na organização financeira em tempos de crise

Dicas para te ajudar na organização financeira em tempos de crise

Com o avanço do coronavírus no mundo, o isolamento social tornou-se uma arma poderosa contra a pandemia. Como a propagação o do vírus é extremamente rápida, para que não houvesse um colapso nos sistemas de saúde, os países encararam o distanciamento social como necessário.

No entanto, a necessidade do isolamento acabou impactando diretamente na roda que gira a economia, afinal, as empresas não estão funcionando normalmente – muitas fecharam temporariamente ou mesmo definitivamente – e o mundo já sente o impacto, com altos índices de desemprego, por exemplo. O consumo também mudou, afinal, em momentos de crise – porque sim, vivemos, hoje, uma grande crise – a maioria das pessoas tende a repensar a forma como consome, direcionando atenção para as necessidades básicas e um consumo mais consciente.

Leia também: 6 canais do youtube para se manter ativo nesta quarentena

E em meio a uma crise, é essencial, também, que saibamos usar a economia e a organização financeira ao nosso favor. É extremamente importante manter uma organização em relação aos custos pessoais para encarar um período difícil como esse. Por isso, buscamos um vídeo super legal do canal EconoMirna, da educadora financeira Mirna Borges, em que ela explica, durante uma live, como economizar e se organizar financeiramente em tempos de crise.

Listamos abaixo os principais pontos abordados no vídeo:

Renegociar planos por assinatura

O primeiro ponto que surgiu na live pela educadora financeira foi a possibilidade de renegociar os planos por assinatura, principalmente internet e tv a cabo. A sugestão é entrar em contato com as empresas responsáveis por esses serviços e mudar o seu plano para alguma opção mais barata – claro, se isso for possível e fizer sentido para suas necessidades.

Plataformas que ajudam a economizar

Só não economizar quem não quer, hein?! Isso porque, hoje em dia, existem várias plataformas que te ajudam a fazer boas economias. Olha só: a Mirna listou apenas algumas que podem te auxiliar na busca pela economia, como sites comparadores de preço, sites que oferecem cupons de desconto e sites ou aplicativos de cashback – em que a ideia consiste em devolver uma quantia do seu dinheiro nas compras.

Comparador de preços: Zoom
Cupons de desconto: Cuponomia
Cashback: Méliuz

Mudança de hábitos domésticos

Está em casa? Então aproveite para repensar seus hábitos domésticos. Mirna chama atenção, no vídeo, para o controle dos gastos de energia (luzes acesas sem necessidade é um clássico) e custos com alimentação. Uma dica super legal da educadora financeira é cozinhar ao máximo para evitar gastar com delivery de comida e, para isso, fazer uma lista de compras de mercado completa e consciente.

Vimos muitas pessoas comprando itens no mercado, no puro impulso, com medo do que viria com a pandemia do coronavírus, por isso, é importante lembrar que essa lista, apesar de suficiente para as suas demandas, em determinado período de tempo, deve ser, também consciente.

Custos pessoais

Está aí um segredinho essencial, segundo Mirna, para conseguir se organizar financeiramente: entender os seus custos fixos pessoais. Isso porque, em um momento de crise, é necessário fazer previsões de gastos e entender o valor que é necessário para conseguir se manter, por determinado período de tempo. Se você ainda não sabe, corre fazer essa conta para analisar, de fato, a sua situação financeira e, em seguida, se organizar para lidar com ela.

O vídeo completo tem muitas outras dicas importantes que podem te ajudar muito, então, vale a pena assistir – com caderno e caneta na mão para anotar todas as dicas.